sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Reprodução

Irei falar um pouquinho de que sei...


Hamsters não são animais que costumam viver em grupos. São animais normalmente solitários e geralmente procuram companhia apenas para o acasalamento. O cuidado com os filhotes é tarefa exclusiva da fêmea. Logo, o macho só irá atrapalhar a fêmea a criar os filhos.
Esse pequeno guia irá explicar aos criadores qual é a melhor idade para acasalar, como distinguir o sexo dos hamsters, o que fazer com os filhotes e muitas outras coisas. Qualquer dúvida que tiver postem e, terei prazer em responder!



É necessário ter um macho e uma fêmea sexualmente ativos (o macho deve ter entre 3 e 14 meses de vida). Para garantir a saúde dos filhotes e de sua fêmea, é recomendável que sua fêmea não tenha engravidado ainda e tenha entre 4 e 6 meses de vida. Mais que isso ou menos que isso pode acarretar diversos problemas. Se ela já tiver engravidado uma vez, recomendo que ela tenha entre 8 e 14 meses de vida.
Agora você deve aguardar até que a fêmea esteja no cio (isso ocorre normalmente de 4 em 4 dias). Quando a fêmea está no cio ela produz um cheiro forte, principalmente no verão. Nem sempre esse cheiro pode ser percebido. Então 
você pode deixá-la sobre a gaiola e coçar do meio das costas até perto do rabo. Se ela ficar parada e levantar o rabo, então é quase certeza que ela está no cio.



Pegue o macho e a fêmea e deixe-os juntos na gaiola do macho ou em um território neutro (em uma caixa, por exemplo). Deixe-os lá, por uns 20 minutos, vigiando. Se você notar que eles brigam, separe-os. É recomendável usar uma luva protetora, pois quando eles brigam você provavelmente será alvo de uma dentada. No caso de briga ou se não "der em nada", separe-os e tente outro dia.
Normalmente ocorre assim: a fêmea fica parada com o rabo levantado. O macho então começa a cheirá-la. Se ele mostrar interesse, montará nela. Deixe-os por um tempo até que acabe e então separe-os, cada um em sua gaiola.
Observação: para saber se o acasalamento realmente deu certo, dentro de 10 dias mais ou menos a hamster deve engordar e as mamas devem ficar mais visíveis.



GESTAÇÃO

Esta é a hora de muitos cuidados. O macho e a fêmea não devem mais ser colocados juntos A fêmea precisa de alguns cuidados especiais agora.
Continue dando comida normalmente a ela, mas dê vários complementos, como: ovo cozido, pão molhado em leite 
(leite morno - miolo de pão) e ração de gato.
Além disso, não leve-a mais para passear, nem brinque, nem fique incomodando. Apenas vigie para saber se a saúde dela está boa e mantenha ela sempre com comida, mas sem exageros. Aos poucos você vai notando algumas características da gravidez. A fêmea será um pouco menos ativa. Deixe ela em paz, até a hora do parto.
A gestação do hamster sírio varia entre 16 e 18 dias. Se ultrapassar esse período, a fêmea pode ter sofrido de gravidez psicológica ou problemas durante o parto. Mas se você ainda não observar características da gestação, então eu acho que não deu certo! 





Quando chegar no dia 14 ou 15 da gestação, sugiro que faça uma lavagem completa em toda a gaiola e troque a serragem. Retire a rodinha. Verifique então se a gaiola está apta para receber os filhotes: não é recomendado ter gradinha no fundo do primeiro andar. É preferível que as grades também não sejam muito grandes. Se o filhote cair onde a fêmea não puder entrar e pegar, ele pode morrer.
Dê bastante material para a fêmea fazer ninho (algodão e papel higiênico neutro).






 O PARTO

O nascimento ocorre normalmente de madrugada, podendo também ocorrer no começo da noite. Se você estiver próximo da fêmea e acordado, não incomode ela no parto. Ela sabe se virar sozinha. Ao contrário do que você pensa, ela tem completo controle sobre a situação.
O intervalo entre o nascimento de cada hamster é de 10 minutos. Junto com eles, vem a placenta que é digerida pela próxima fêmea. Pode ocorrer de haver sangue nas serragens, o que é perfeitamente normal.
Não se preocupe se a hamster aparentemente esquecer alguns filhotes pela gaiola. Ela é responsável e logo trará todos de volta. O importante é não tocar de forma alguma nos filhotes, pois além do risco de machucá-los, você pode passar um cheiro ao pequeno hamster e a mãe não irá mais identificá-lo como filho.
Não tente intervir em nada. Apenas acompanhe e mantenha bastante comida a sua disposição.
Não troque a gaiola até que os filhotes tenham pelo menos 2 semanas de vida, mesmo que o cheiro torne-se 
insuportável. A hamster pode não identificar os filhotes e rejeitá-los.

Foto de ninhada de 12 hamsters com 2 ou 3 dias de vida: cuidados com a alimentação garantiram filhotes saudáveis


ALIMENTAÇÃO ESPECIAL PÓS-PARTO

A dieta a ser seguida agora deve ser parecida com a da amamentação: ovo cozido, pão com leite e ração para gato. É recomendável até mesmo aumentar a quantidade de vegetais, para que a hamster fique com mais leite. Todo o cuidado é pouco, pois agora a hamster não comerá somente por si, terá de alimentar muitos filhotes!
Deixe bastante comida a disposição dos animais, verificando se no interior da casinha a comida já não está demais. Se você notar que existe bastante comida estocada, não é necessário dar mais. Deixe que aquela esvazie um pouco e ponha novamente, para que a comida não se estrague.
Dentro de uma semana de vida os filhotes estarão saboreando alimentos comuns para hamsters, junto com o leite. Neste período as despesas com alimentação dobram.
Mantenha a alimentação sempre nesta rigidez e acompanhe o crescimento dos filhotes.

O CRESCIMENTO DOS FILHOTES

Os filhotes irão se desenvolver com grande velocidade. Eles nascem cegos, surdos, sua pele parece transparente e não há pêlos recobrindo o corpo. No entanto, existem dentes que iniciam sua formação. Não são capazes ainda de digerir alimentos sólidos, portanto no começo o leite será alimento exclusivo.
Embora haja distorções, os filhotes normalmente seguem o mesmo padrão de crescimento. Lembre-se que, como humanos, alguns filhotes podem se desenvolver mais rápido ou não, mas é importante que até 1 mês de vida o hamster esteja completamente formado com saúde.
Com 3 dias, a pele começa a criar coloração. Já dá para saber mais ou menos a cor dos hamsters.
Com 6 dias, a pelagem começa a se desenvolver, mas ainda é pequena e ainda aparenta transparência.
Com 7 dias, alguns filhotes podem começar a provar comida sólida, embora o leite ainda seja o princiapl alimento.
Com 12 dias, os pequenos hamsters podem abandonar o ninho para conhecer outros cantos da gaiola. Não se preocupe, a mamãe hamster saberá trazê-los de volta.
Com 16 dias, os hamsters já estarão com olhos abertos e o desenvolvimento está quase completo. Agora podem passear pela gaiola sem o acompanhamento da mãe.
Com 21 dias, o desenvolvimento está praticamente terminado. Eles ainda mamarão na mãe, mas esse alimento torna-se dispensável e darão preferência a alimentos sólidos.
Quando os pequenos hamsters completarem entre 25 e 30 dias de vida, eles já estarão aptos para serem vendidos ou doados. Se você quiser continuar com eles, deverá mantê-los em gaiolas separadas por sexo e quando os mesmos completarem 45 dias de vida, deve separar em gaiolas individuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário