quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Hamster sírio

Hoje irei falar do hamster sírio pois minha amiga Rafa pediu...

É o seguinte...


Hamster Sírio (Mesocricetus auratus) é um mamífero da ordem dos roedores, família Cricetinae(Hamster). É uma das espécies domesticáveis mais comuns. Pode-se distinguir um macho de uma fêmea olhando para a cauda, sendo o macho o distinguido por ter dois pontos de cor de rosacom cerca de 1 cm de distância.
Dificilmente quebram seus ossos talvez por terem seus ossos já que tem muita cartilagem, uma queda de 20 cm (equivalente a 8m para uma pessoa) não quebra nenhum osso, são resistentes a temperaturas altas e baixas, a pelagem do fenótipo dominante(cor areia escura) deveria ser usado naturalmente como camuflagem, já que o habitat natural e o deserto da síria, seu comprimento normal e de 15 cm. Estes animais podem viver em média de 2 a 2,5 anos.

O tempo de gestação é por volta de 2 semanas e, a cada ninhada, podem nascer entre quatro a oito filhotes. Ao nascimento dos filhotes, as fêmeas comem a placenta. Os machos podem engravidar entre seis e sete fêmeas por dia. As fêmeas podem comer os filhotes que nascerem defeituosos, mantendo assim a saúde e maior possibilidade de sobrevivência do resto da ninhada. A partir dos 5 meses de idade, os hamsters sírios já estão aptos a reproduzir.
As fêmeas normalmente são maiores de que os machos e um pouco mais violentas.

hamster Sírio
O hamster sírio dentre a classe dos hamsters é o mais requisitado para se criar. Já que tem um custo baixo e os cuidados são relativamente simples, são animais pequenos não ocupando assim muito espaço, não fazem bagunça e nem barulho.
São animais bem pacíficos com o dono ou com aqueles que os trata, gostam de carinho e são muito preguiçosos.
Com hábitos noturnos, dormem durante o dia (embora possam acordar por curtos períodos) e acordam quando começa anoitecer se tornando ativos.Sendo a noite a hora que vão se alimentar, se exercitar enfim suprir todas as necessidades que não exercem durante o dia.
A alimentação deles é de fácil acesso e não são caras, elas podem ser encontradas em pet shops e é o ideal para fornecer já que vem balanceada e tem os nutrientes essenciais que os animais precisam. A ração deve ser fornecida diariamente em proporções pequenas.
Você ainda pode colocar alguma coisa que os faça afiar os dentes pois esses crescem muito rápido.
Quanto ao alojamento é outra coisa que você deve se preocupar já que é o local onde eles vão passar a maior parte de suas vidas e deve ser um local bem confortável.
Você pode escolher entre uma gaiola galvanizada ou um aquário, porém em minha opinião a gaiola é melhor lhes permitindo um ambiente mais arejado.
Essa gaiola não precisa ser muito grande e as barras também já que eles podem escapar, deve ser do tamanho grande o suficiente para que eles possam se locomover livremente.
O fundo da gaiola deve ser forrado com serragem e uma coisa interessante é colocar também misturada areias para gatos já que esses neutralizam o cheiro e absorvem os excrementos mais facilmente.
Dentro da gaiola deve ter também um bebedouro do estilo mamadeira, próprio pra roedores, este deve ser fixo e a água deve estar sempre fresca. E o comedouro também deve ser bem pesado afim de que os animais não o arrastem evitando assim problemas.
Os hamsters embora não pareçam são animais muito ativos e de noite precisam gastar sua energia, precisam correr e desenvolver seus músculos. Por isso é imprescindível que tenha em suas gaiolas brinquedos para que eles se distraiam. Existem rodas, argolas, escadas, pontes e muito mais em lojas para pets que vendem esses utensílios e muito mais.
Outro fator importante é a limpeza do local para evitar qualquer tipo de contaminação e promovendo assim uma vida mais saudável e duradoura para seu animal.
O bebedouro deve ser limpo pelo menos 2 vezes na semana assim como o comedouro, e os restos de comida devem ser retirados diariamente.
A gaiola deve passar por uma faxina mensalmente e diariamente é necessário substituir a serragem. Brinquedos também devem ser limpos.Isso tudo deve ser feito para proprietário e animal não tenham problemas nem preocupações e cuidando bem a expectativa de seu animalzinho pode ser de até 4 anos e meio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário