quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Terrario para Hamster

Como construir um terrário para hamsters?

Para construir um terrário para seus hamsters, é preciso que você tenha um pouco de experiência, um aquário para seus hamsters, terra, água, alimento e plantas.
Experiência: Se você não tiver a experiência necessária com seus hamsters, você não saberá olhá-los , cuidá-los, fazer carinho neles, e muito mais, por isso se você não tiver experiência, não tenha um terrário.
Aquário: O aquário será o local onde ficará a terra a água os hamsters e as plantas, por isso recomendo, um aquário de no mínimo 1 metro de comprimento, 50 centímetros de largura, e 50 centímetros de altura. É importante também que você tenha lâmpadas no terrário, para as plantas crescerem com qualidade e fiquem bonitas, não deixe a temperatura do terrário cair muito rápido, os hamsters podem ter choque térmico, se você não tiver o aquário de no mínimo neste tamanho, não faça um terrário e sim uma gaiola de vidro.
A terra: A terra para o aquário, vai servir para, os hamstsers fazerem buracos na terra para fazerem ninho, quando procriarem, para as plantas, para diminuir o odor da urina de seus hamsters, e das fezes, então a terra é indispensável, para o uso, no terrário.
A água: Sabemos que água é um meio de vida que NÃO podemos deixar de usar, porque, uma vez que os hamsters passarem sede, vão ficar estressados, vai ocorrer brigas dentro do seu terrário, e eles não vão deixar você os pega-lo, é preferível que você faça uma pequena lagoa, com 30 centímetros de comprimento, 15 de largura, e 10 de profundidade.
Plantas: As plantas, você pode optar por por ou não por, mais vai ajudar porque as plantas precisam de esterco para ficarem bonitas, as fezes dos hamsters são esterco para as plantas, você pode colocar bromélias, palmas, bonsais, orquídeas, e várias, outras plantas contando que não soltem veneno prejudicial a saúde dos hamsters.
MONTANDO O SEU TERRÁRIO:
Bom para se montar um terrário é bom que o aquário esteja limpo.
1)-Limpe muito bem o aquário de forma gradual, para que seu hamster não se sinta mal por causa das sujeiras.
2)-Peneire a terra, usando uma peneira bem fina, para não ir uma pedrinha que for, seu hamster vai gostar de fazer ninho em uma terra bem limpinha, mas sem pedras.
3)-Coloque argila em baixo, ou seja primeiro da terra, depois a terra fazendo pequenas elevações para seu hamster achar que está no seu habitat natural.
4)-Coloque uma pequena vasilha, com a água, a pequena lagoa, encha-a de água.
5)-Coloque em algum lugar que você poderá escolher o alimento para seus hamsters, e não deixe o pote com a ração perto da pequena lagoa pois pode umidecer demais causando fungos na ração de seus hamsters.
6)-Coloque os troncos e pedras que você for colocar, só que eles precisam estar muito bem lavados, e também, tente fazer túneis para seus hamsters se sentirem mais à-vontade e não se sentirem expostos demais ao ambiente externo, não coloque troncos muito altos porque seus hamsters podem escalá-los e podem fugir pulando o vidro, e não coloque também pedras ou troncos muito pontiagudos onde seus hamsters podem se ferir ou até terem perfuramentos muito profundos.
7)-coloque as plantas, que no caso não podem ser muitas e nem poucas, pois se forem poucas, elas não vão conseguir utilizar as fezes de seus hamsters como esterco, porque será muito esterco ou fezes de hamsters, e a urina vai começar a ter um cheiro muito forte, e daí uns dias insuportável. Então se forem muitas plantas, você não vai conseguir ver os seus hamsters, porque elas vão tomar conta de todo o lugar, tente então colocar, metade do aquário plantado, e metade não plantado.
8)-Coloque o sistema de iluminação, que deve ser lâmpada florescente de 20 watts ou 15, dependendo do tamanho de seu terrário, quanto maior, mais watts, quanto menor, menos watts, instale tudo que você quiser, de termômetros até termostatos para a água da pequena lagoa.
9)-Regue suas plantas 3 vezes por semana ou 2, porque os vidros do aquário, vão barrar a umidade fazendo com que ela a umidade fique por muito mais tempo do que em uma horta normal.
10)-Seu terrário está pronto, agora é só curtir seus hamsters, em seu ambiente natural em que você o criou, você poderá ter, 1 casal de cada hamster que foi citado no blog, mas dou um conselho, tenha os hamsters no terrário dês de filhotinhos porque senão eles não vão se acostumar facilmente, fazendo com que os próprios comam as plantas de seu terrário. E até causando briga entre sírios (se for o caso). E não se esqueça da rodinha pois ela ajudará seus hamsters a fazer exercícios sempre.
Estas são algumas fotos de um terrário já montado.


Seu Hamster é Feliz?

Bom para seu hamster ser feliz é preciso que tenha agumas restrições e algumas coisas que não podem faltar, porque se faltar algo para ele, ele vai ficar nervoso, podendo roer as coisas e ornamentos que você tem em sua gaiola, vai te morder com freqüência então não deixe que falte nada para seu hamster ser saudáveis e feliz.
Aqui vai algumas restrições para você saber o que não pode fazer ou deixar de fazer para seu hamster ficar feliz.


RESTRIÇÕES?

1)-Nunca deixe seu hamster passar fome ou sede, até porque isso é pecado seu hamster não merece passar por isso, então se não tiver condições de dar uma ração de boa qualidade para seus hamsters não os compre.

2)-Nunca grite perto deles ou com eles em cima de sua mão, pois eles podem se irritar, e ficarem muito estressados, você poderá ser alvo de uma dolorosa mordida.

3)-Não acorde seus hamsters, pois eles gostam de dormir de manhã, é seu extinto, ele é um animal de hábitos noturnos, ou seja fica ativo só a noite.

4)-Não deixe a gaiola dele suja, pois ele não vai gostar, imagine sua casa cheia de suas fezes e urinas, fedendo, um estofado (serragem para eles) ultrapassado, ou seja, uma gaiola em si, vencida, eles não vão gostar e NUNCA seriam felizes assim.


O QUE NÃO PODE FALTAR?
1)-Não pode faltar uma companhia pois ele vai se sentir solitário com isso, e assim, ele não será um hamster feliz e sim um hamster triste, por isso tenha a uma hamster fêmea, um companheiro, só que em outra gaiola, e vice e versa.

2)-Gaiolas com ventilação, não podem faltar pois a ventilação, é um dos meios para a serragem não dar fungos e não se encher de bactérias, além de o odor sair, com a ventilação, se você for ter um terrário, não coloque serragem, e sim coloque "terra" que ela diminuirá o odor das fezes dos hamsters.

3)-Nunca deixe de dar carinho para seus hamsters e de preferência a noite, porque é na noite que eles ficam ativos, ou seja vão agradar ao carinho que você for dar a eles.

4)-Reprodução, é sempre boa, para seus hamsters não acharem que são só eles no mundo, então deixe que eles se reproduzam, é tão bom você acompanhar a reprodução de seus hamsters é muito interessante além de ser emocionante e prazeroso você ter uma ninhada de hamsters em sua gaiola, significa que você é um bom criador.