quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Como diferenciar o seu hamster de um rato

Os hamsters são roedores, mas não devem ser confundidos com ratos. Como todos os animais domésticos, podem também transmitir zoonoses, ou seja, doenças transmissíveis dos animais ao homem. Contudo, se criados em ambiente limpo, longe de ratos e camundongos, oferecem mínimos riscos à saúde humana. Os hamsters estão se tornando animaizinhos populares entre as crianças e, na verdade, podem ser muito úteis na sensibilização das crianças.
Os hamsters também podem transmitir a Salmonella, assim como aves, jabotis e outros animais domésticos e exóticos. Alguns cuidados devem ser tomados, que incluem a lavagem das mãos com sabão após o manejo dos animais, não levar a mão à boca quando estiver com os hamsters, não beijá-los, evitar comer e beber quando estiver manejando os animaizinhos e manter a gaiola sempre limpa. É importante manter os hamster afastados de outros animais e pragas, tais como ratos e camundongos. Se tiver jabotis e tartarugas em casa, evitar o contato com estes animais também. Se houver dúvidas se o hamster esta ou não infectado com a Salmonella, leve-o ao seu veterinário e peça que faça uma coprocultura para detectar a presença da doença nas fezes.
Outras zoonoses que os hamsters podem transmitir são a coriomeningite linfocitária, doença causada por vírus. As formas graves dessa doença são raras no homem. A infestação pelas tênias Hymenolepis nana e Taenia taeniformis é possível e deve-se solicitar exames parasitológicos dos animaizinhos de estimação.
Não é necessário vacinar o hamster contra raiva ou qualquer outra doença. No momento não existem vacinas específicas para hamsters no mercado.




 Hamster




Rato


  • Os hamsters comem praticamente de tudo que encontra pela frente. Isso já vem dos seus instintos naturais, pois em sua vida selvagem no deserto - onde o alimento é escasso - comem quase que de tudo para sobreviver. Mas é justamente por causa desse seu apetite, que temos que tomar cuidado com alguns detalhes.
  • Os hamsters tem paladar e por isso sentem o gosto da comida.
  • Como eles tem bom apetite, é muito importante não ficar repetindo o tipo de alimentação.
  • Para os alimentos, é bom um vasilhame meio pesado e que caiba ele dentro. Se for leve, pode acabar virando e derramando todo o alimento.
  • A dieta de um hamster pode ter 80% em ração e o restante em alimentos como maçã, cenoura, milho, nozes, etc.

Rações
Balanceadas para as necessidades nutricionais dos hamsters, podem ser facilmente encontradas em pet shops, lojas do ramo ou supermercados. Inclui diversas sementes, tais como: milho, amendoim, trigo, ervilha, aveia, alpiste, semente de girassol e abóbora e outros grãos secos.

Sugestão:
A ração Alcon HAMSTERS STICKS na forma de pequenos bastões crocantes, é composta de ingredientes selecionados, vitaminas e minerais de agradável paladar aos hamsters e outros pequenos roedores. Além disso, sua formulação, criteriosamente balanceada, assegura o fornecimento de todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento destes roedores.

Alcon HAMSTERS é um alimento completo, composto de grãos, sementes, leguminosas e verduras, todos de primeira qualidade, os quais juntos garantem a boa alimentação de todas as raças de hamsters assim como de outros pequenos roedores.
O balanceamento da ração Alcon HAMSTERS assegura o fornecimento de todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento saudável de seus animais.

Frutas e Vegetais
As frutas e os vegetais constituem uma grande fonte de vitaminas e ainda possuem uma grande quantidade de água.
Abaixo uma lista do que você pode e o que você não pode servir aos seus hamsters:
PODE
FRUTAS: maçã, uva, caqui, kiwi, banana, morango, pêra.
VERDURAS: repolho, pepino, brócoli, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, almeirão, couve.
LEGUMINOSAS: cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa, batata doce.
OUTROS: semente de girassol, outros tipos de sementes como alpiste, amendoim, nozes, milho, queijo, peixinho seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne devidamente cozida, ervilha, semente de abóbora, rações (gatos, cachorros e pássaros), sorgo, passas.
Uma observação: as frutas e verduras acima, podem ser naturais, mas nas lojas de animais você encontra também elas sêcas. É muito recomendado quando o hamster estiver com diarréia. Dê alface em pequena quantidade, porque pode dar diarréia e atacar o fígado.

NÃO PODE
abacate, pêssego, ameixa, figo, cereja, chocolate e outros tipos de doces, aspargo, tomate, flores, carne crua, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, semente de maçã, sorvete, almôndega, frituras.

Gifs animados de Hamsters

                                                                                                                                                                                                                                                     

Qual é o sexo de meu Hamster?

  • O sexo dos hamsters, é mais fácil para identificar depois de adultos.
  • Quando estão adultos, em algumas espécies de hamsters, é até possível ver os testículos dele. Mas quando estão pequenos, é difícil a identificação. A melhor maneira é perguntar ao vendedor na hora de comprar. É a maneira mais segura de levar o que você quer para casa.
  • Para verificar seu o ser hamster e um macho ou uma fêmea, segure ele na palma da mão, sem apertar muito e passe o dedo indicador e o polegar em volta do corpo dele (por debaixo dos braços) para que não fuja ou morda. Vire-o de barriga para cima para ver os genitais. Haverá dois orifícios.
  • No macho, um orifício é do pênis e o outro do ânus. A distância entre um e outro é de aproximadamente 1,5 a 2 cms.
  • Na fêmea, um orifício é da vagina e o outro do ânus. Mas na fêmea, a distância praticamente não existe. Fica bem pertinho um orifício do outro.

Habitos de hamsters


  • Alguns costumes variam um pouquinho de espécie para espécie.
  • Os hamsters tem por natureza hábitos noturnos e por isso dorme de dia e sai para passear e brincar à noite. Em sua vida selvagem, na verdade ele sai à procura de alimento, portanto não é bom contrariar esses hábitos se não quiser causar irritação e estresse ao animalzinho.
  • Eles adoram lugares de penumbra e quentes. Como eles são roedores, evite deixar roupas ou outros materiais que ele consegue roer à sua volta, sob o risco de ver suas roupas cheias de buracos.
  • Por serem muito curiosos vão entrando em qualquer buraco ou algo novo que vê pela frente, portanto, cuidado com os objetos que você deixa perto deles.
  • Eles possuem uma espécie de bolsa na bochecha para poder transportar alimento. Na verdade, ele gosta de esconder comida nessa bolsa para levar em um lugar mais tranquilo de desgustar. Mas não é só alimento que ele quarda. Não se assuste se ver ele "comendo" algodão, papel ou outro tipo de material. Na verdade, está armazenando nessa bolsa para poder transportar até o local onde dorme para fazer sua caminha. Quando presentem perigo, as fêmeas transportam seus filhotinhos nessa bolsa.
  • Por instinto às vezes eles podem morder ao se sentirem ameaçados.

Assesórios para o seu hamster

Bebedouros
bebedouro tipo mamadeira - escolha um tamanho compatível com o seu hamster. A água não fica suja mas deve ser trocada uma vez por semana, tendo a água sido bebida ou não. 
outros - bebedouros caseiros podem ser improvisados com pequenos potes. Certifique-se de que o pote tenha no máximo 4 cm de altura. Bebedouros "abertos" precisam ser lavados e ter sua água trocada todos os dias.

Comedouros
plástico oval - é o mais comum no mercado. Acomoda um hamster dentro (os hamsters gostam de entrar no comedouro), mas são virados com facilidade se não forem fixados nas paredes da gaiola.
vidro, louça ou barro - escolha um pesado, que não possa ser virado ou deslocado com facilidade. Observe as mesmas condições de altura citadas no bebedouro.
automáticos - vão liberando a comida aos poucos, e evitam que o hamster suje muito a gaiola. Facilitam também a limpeza, uma vez que o hamster não consegue urinar ou defecar no comedouro, e você não tem que repor o comida todo o dia.

Rodinhas 
Embora possa parecer um ítem supérfluo, a rodinha é essencial para a saúde de seu hamster. Em seu habitat natural, os hamsters costumam andar muitos quilômetros a procura de comida e a rodinha simula este exercício diário.
plástico - são mais bonitas e mais fáceis de limpar, mas duram menos e podem ser roídas.
arame - são mais resitentes.

Casinhas
compensado ou de madeira - muito usada para pássaros. São pouco higiênicas e difíceis de limpar. Cuidado, pois algumas madeiras são tóxicas.
plástico ou outro material impermeável - mais recomendadas. São laváveis, o que é essencial.

Forração
papel - a opção mais simples e mais barata. Dê preferência aos não-impressos, uma vez que o hamster pode intoxicar-se com a tinta ou ingerí-la. É bem fácil de limpar e deve ser trocado uma ou duas vezes por semana.
lascas de madeira - também são fáceis de limpar, mas atenção, é recomendável que se use apenas as lascas vendidas em lojas de animais, pois muitas madeiras são tóxicas e podem causar alergias ao seu hamster.

Brinquedos
Existem milhares de opções nas lojas, mas você também pode criar seus próprios brinquedos caseiros. Apenas tome cuidado para não usar peças pequenas, que possam ser engolidas pelo hamster, ou materiais como plástico e tecidos, que podem ser ingeridos e causar obstrução no sistema digestivo.
túneis - podem ser uma opção divertida para as crianças. Não são tão fáceis de limpar e são consideravelmente mais caros. Um ponto positivo é que pode-se ir comprando seus componentes aos poucos.
escorregadores - podem ser divertidos, tanto para o hamster quanto para os observadores. Podem ser encontrados em lojas especializadas.
caixas e rolos de papelão - tornam se brinquedos baratos e divertidos. Use os rolos de papelão que vêm dentro do papel higiênico, do papel laminado, etc. As caixas de papelão podem ser furadas em vários lugares, formando várias entradas. Use sua imaginação, mas tome o cuidado de retirar grampos e clipes que possam estar nas caixas.
esferas - excelente opção para soltar seu hamster pela casa sem se preocupar. As esferas são totalmente fechadas, com buracos para respiração, e funcionam como uma rodinha tridimensional.